domingo, 23 de junho de 2013

 A fé nunca sabe aonde está sendo levada,
mas conhece e ama Aquele que está levando.
[Oswaldo Chambers]


Respire em mim ... fundo,
Para que eu respire ... e viva.
E me abrace apertado para eu dormir
Suavemente segura por tudo que você dá.

Venha me beijar, vento, e tire meu fôlego
Até que você e eu sejamos um só,
E dançaremos entre os túmulos
Até que toda a morte se vá.

E ninguém saiba que existimos
Nos braços um do outro,
A não ser Aquele que soprou o hálito
Que me esconde livre do mal.

Venha me beijar, vento, e tire meu fôlego
Até que você e eu sejamos um só,
E dançaremos entre os túmulos
Até que toda a morte se vá.
[A Cabana]




Um Deus infinito pode se dar inteiro a cada um de seus filhos.
Ele não se distribui de modo que cada um tenha uma parte,
mas a cada um ele se dá inteiro, tão integralmente
como se não houvesse outros.
[A.W. Tozer]

sábado, 22 de junho de 2013

 ... 
É claro que não me arrependo. Você vai ficar dentro do meu coração como uma lembrança de um tempo bom, afinal, era isso que você queria. Então, foi feita a sua vontade. Nesse meio tempo, muitas pessoas passaram pela minha vida. Algumas não tocaram tanto o meu coração, mas o fato é que às vezes é preciso viver de realidade. E foi ela que me salvou.
[Clarissa Corrêa]

quarta-feira, 19 de junho de 2013

É isso que o amor faz ...

 Eu não fico pensando nas escolhas que você fará. Vamos imaginar, por exemplo, que estou tentando ensinar você a não se esconder dentro de mentiras. E digamos que eu sei que você vai ter que passar por 47 situações antes de me ouvir com clareza suficiente para concordar comigo e mudar. Então, quando na primeira vez você não me ouve, não fico frustrada nem desapontada, fico empolgada. Só faltam 46 vezes. E essa primeira vez será um tijolo para construir uma ponte de cura que um dia, que hoje, você atravessará.
[William P.] 


sábado, 15 de junho de 2013

Já fugi de alguns lugares, pessoas e situações, mas nunca consegui fugir de mim. Posso já ter me ausentado, ter dito ei-volta-amanhã, ter trancado a porta, ter esquecido a chave do lado de dentro, ter deixado as luzes apagadas, ter perdido a hora, ter desligado o despertador, ter esquecido de esquecer, ter fingido um sono profundo ou uma preguiça boba, mas nunca soube fazer as malas e ir embora da minha alma.

Ninguém vai resolver a minha vida, pagar as minhas contas, me colocar no colo e dizer não-te-preocupa-que-vai-passar, me servir um chá com biscoitos, deixar a casa em ordem e a mente equilibrada. Se eu não arregaçar as mangas, der um suspiro fundo e andar para a frente a minha vida vai ficar empacada. Até o fim do mundo.

Não vou negar que por alguns momentos fiquei vendo momentos da minha vida passarem pela janela. E eu ficava ali, observando, atônita, paralisada, sem coragem de agarrar as oportunidades com determinação. Mas uma hora alguma coisa me chacoalhou por dentro, me balançou, me fez abrir os olhos e entender que tudo é passageiro. Hoje eu sou uma e amanhã posso ser outra. A gente vai aprendendo com o tempo, os dias, as marés. E esse aprendizado vira marca, vira tatuagem, vira história de vida.

Nunca quis que me vissem como a pobre garotinha indefesa. Tenho muita força, garra, vontade. Muitas vezes me perco no meio dessa teia de pensamentos, sonhos, anseios. De vez em quando não sei o que fazer pra sossegar o coração, aquietar a alma, tranquilizar a mente, que tanto me desassossega. Então pareço perdida num labirinto interno e secreto, tentando desesperadamente achar a saída mais próxima e me desfazer do que atormenta e aflige.

Carrego no peito todos os sorrisos e lágrimas que já distribuí. Levo na alma todos que me são fundamentais. Trago comigo as boas lembranças e algumas marcas e cicatrizes que não se desfazem com o passar do tempo. Sei que um dia tudo vai ficar mais claro, mais tranquilo, mais cheio de harmonia. E torço para que todas as pessoas consigam perceber que não importa o que elas façam ou da onde elas venham, no fundo somos todos iguais. Querendo ou não. 
[Clarissa Corrêa]

... A imaginação é uma capacidade poderosa! Mas, sem sabedoria, a imaginação é uma professora cruel. Os humanos foram criados para viver no presente, no passado ou no futuro? A  resposta mais óbvia é que fomos criados para viver no presente. Certo?
Corretíssimo, por sinal. Mas me diga onde você passa a maior parte do tempo em sua imaginação: no presente, no passado ou no futuro?

[Talvez muito pouco tempo no presente. Talvez grande parte dele no passado ou talvez na maior parte do tempo no futuro?]

... 
Você não é diferente da maioria das pessoas. Quando Deus está  com vocês, vivem no presente. Não no passado, se bem que muita coisa pode ser lembrada e aprendida ao se olhar para trás, mas somente para uma  visita, não para uma estada demorada. E certamente Deus não vive no futuro que você visualiza ou imagina. Você percebe que sua imaginação do futuro, que é quase sempre ditada por algum tipo de medo, raramente coloca Deus com você, se é que me coloca?
É uma tentativa desesperada de conseguir algum controle sobre algo que você não pode controlar. É impossível ter poder sobre o futuro, porque ele não é real, e jamais será. Você tenta brincar de Deus imaginando que o mal que teme pode se tornar realidade e depois tenta fazer planos para evitar aquilo que teme.
Então porque tanto medo da vida?
Porque não acredita que Deus o ama.
A pessoa que vive dominada pelos medos não encontra a liberdade no amor de Deus. Não  de medos racionais, ligados a perigos reais, e sim de medos imaginários, e especialmente da projeção desses medos no futuro. À medida que dá lugar a esses medos, você não acredita que Deus é bom, nem sabe, no fundo do coração, que ele te ama. Você pode até falar disso, mas não sabe.
[William P. Young]

 
 Você não pode "produzir" confiança, assim como não pode "fazer" humildade. Ela existe ou não.
A confiança é o fruto de um relacionamento em que você sabe que é amado.
Como não sabe que eu o amo, não pode confiar em mim. 
[William P. Young] 


Amor Verdadeiro. Muitos acreditam que é o amor que cresce, mas é o conhecimento que cresce, e o amor simplesmente se expande para contê-lo.
O amor é simplesmente a pele do conhecimento.
[William P. Young]
É uma índia com colar
A tarde linda que não quer se pôr
Dançam as ilhas sobre o mar
Sua cartilha tem o A de que cor?

O que está acontecendo?
O mundo está ao contrário e ninguém reparou
O que está acontecendo?
Eu estava em paz quando você chegou

E são dois cílios em pleno ar
Atrás do filho vem o pai e o avô
Como um gatilho sem disparar
Você invade mais um lugar
Onde eu não vou

O que você está fazendo?
Milhões de vasos sem nenhuma flor
O que você está fazendo?
Um relicário imenso deste amor

Corre a lua porque longe vai?
Sobe o dia tão vertical
O horizonte anuncia com o seu vitral
Que eu trocaria a eternidade por esta noite

Por que está amanhecendo?
Peço o contrario, ver o sol se por
Por que está amanhecendo?
Se não vou beijar seus lábios quando você se for

Quem nesse mundo faz o que há durar
Pura semente dura: o futuro amor
Eu sou a chuva pra você secar
Pelo zunido das suas asas você me falou

O que você está dizendo?
Milhões de frases sem nenhuma cor,
O que você está dizendo?
Um relicário imenso deste amor

O que você está dizendo?
O que você está fazendo?
Por que que está fazendo assim?

Desde que você chegou
O meu coração se abriu,
Hoje eu sinto mais calor
E não sinto nem mais frio,

E o que os olhos não vêm
O coração pressente,
Mesmo na saudade
Você não está ausente

E em cada beijo seu
E em cada estrela do céu
E em cada flor no campo
E em cada letra no papel

Que cor terão seus olhos
E a luz dos seu cabelo
Só sei que vou chamá-lo
De Esmael, Esmael

[Relicário - Nando Reis]



sexta-feira, 14 de junho de 2013

Pegue toda a sua honra desperdiçada
Todas as pequenas frustrações passadas
Pegue todos os seus "chamados" problemas
Melhor colocá-los entre aspas

Diga o que você precisa dizer...

Caminhando como um exército de um homem só
Lutando contra as sombras em sua mente
Vivendo o mesmo velho momento
Sabendo que você estaria em melhores condições se quisesse

Se você pudesse apenas... Diga o que você precisa dizer...

Não tenha medo de continuar
Não tenha medo de desistir
Seria melhor você saber que no final
é melhor falar demais do que nunca dizer o que você precisa dizer de novo

Mesmo que suas mãos estejam tremendo
E sua fé esteja perdida
Mesmo se os olhos estiverem se fechando
Faça isso com o coração aberto

(De coração aberto)

Diga o que você precisa dizer...

[Say - John Mayer]


quarta-feira, 12 de junho de 2013


Mesmo que me chamem de Senhor e Rei, eu realmente nunca agi desse modo com vocês? Nunca assumi o controle de suas escolhas nem os obriguei a fazer nada, mesmo quando o que estavam fazendo era destrutivo para vocês mesmos e para os outros.
Forçar minha vontade sobre a de vocês é exatamente o que o amor não faz. Os relacionamentos verdadeiros são marcados pela aceitação, mesmo quando suas escolhas não são úteis nem saudáveis. 
Submissão não tem nada a ver com autoridade e não é obediência. Tem a ver com o relacionamento de amor e respeito. [William P. Young]

 

 
...
Gastei a maior parte do meu tempo e de minha energia tentando adquirir o que eu achava que era bom, como a segurança financeira, a saúde, a aposentadoria, ou sei lá o quê. E gastei uma quantidade gigantesca de energia e preocupação temendo o que determinei que era mau.

Quanta verdade há nisso. Disse Sarayu com gentileza. - Lembre-se. Isso permite que vocês brinquem de Deus em sua independência. Por essa razão, uma parte de vocês prefere não me ver. E vocês não precisam de mim para criar sua lista do que é bom e ruim. Mas precisam de mim se tiverem qualquer desejo de parar com essa ânsia tão insana de independência.

Você deve desistir de seu direito de  decidir o que é bom e ruim e escolher viver apenas em mim. É um comprimido difícil de engolir. Para isso você deve me conhecer bastante, a ponto de confiar em mim e aprender a se entregar à minha bondade inerente.

O mal é uma palavra que usamos para descrever a ausência de Deus, assim como usamos a palavra escuridão para descrever a ausência de Luz, ou morte para descrever a ausência de Vida. Tanto mal quanto a escuridão só podem ser entendidos em relação à Luz e ao Bem. Eles não têm existência real. Eu sou a Luz e eu sou o Bem. Sou Amor e não há escuridão em mim. A Luz e o Bem existem realmente. Assim, afastar-se de mim irá mergulhar você na escuridão. Declarar independência resultará no mal, porque, separado de mim, você só pode contar consigo mesmo. Isso é morte, porque você se separou de mim, que sou a Vida
...
[A Cabana]
...
[Quando algo lhe acontece, como você determina se é uma coisa boa ou ruim?]
 
 - Acho que eu diria que algo é bom quando eu gosto, quando faz com que eu me sinta bem ou me dá um sentimento de segurança. Por outro lado, eu diria que uma coisa é ruim se me causa dor ou custa algo que quero. 
 
[E até que ponto você confia em sua capacidade de discernir o que é bom ou o que é ruim para você?]
 
- Para ser honesto, acho, que tenho razão de ficar com raiva quando alguém ameaça o que eu considero "bom", o que eu acho que mereço. Mas não sei realmente se existe um fundamento lógico para decidir o que é bom ou ruim, a não ser o modo como algo ou alguém me afeta. Tudo parece relacionado comigo e com meus interesses, acho. E minha ficha também  não é das melhores. Algumas coisas que eu inicialmente achava boas acabaram sendo terrivelmente destrutivas, e outras que eu achava ruins, bem, acabaram sendo ...
 
[Então é você que determina o que é bom e o que é ruim. Você se torna o juiz. E para tornar as coisas ainda mais confusas, aquilo que você determina que é bom acaba mudando com o tempo e as circuntâncias. E, pior ainda, há bilhões de vocês, cada um determinando o que é bom e o que é ruim. Assim, quando o seu bom e o seu ruim se chocam com os do vizinho, seguem-se brigas, discussões e até guerras. E, se não há uma realidade do bem que seja absoluta, você perde qualquer base para avaliar. É apenas linguagem e podemos muito bem trocar a palavra bem pela a mal
...
[A Cabana] 


domingo, 9 de junho de 2013

...
Lembre-se das muitas vezes em que escolheu sentar no chão para facilitar um relacionamento, para honrá-lo. Você faz isso frequentemente. Você não brinca com uma criança ou colore uma figura com ela para mostrar sua superioridade. Pelo contrário, você escolhe se limitar para facilitar e honrar o relacionamento. Você é até capaz de perder uma competição como um ato de amor. Isso não tem nada a ver com ganhar e perder, e sim como amor e respeito.
 Os relacionamentos não tem nada a ver com poder. Nunca.
E um modo de evitar a vontade de exercer poder é escolher se limitar e servir
...
[William P.]



 Viver sem ser amado é como cortar as asas de um pássaro e tirar sua capacidade de voar. Não é algo que eu queira para você.
A dor tem a capacidade de cortar nossas asas e nos impedir de voar. E, se essa situação persistir por muito tempo, você quase pode esquecer que foi criado originalmente para voar.
[A Cabana - William P. Young]
Será que a liberdade significa que você tem permissão para fazer o que quer? Ou poderíamos falar sobre tudo o que limita a sua liberdade.
A herança genética de sua família, seu DNA específico, seu metabolismo, as questões quânticas que acontecem num nível subatômico onde só eu sou a observadora sempre presente.
Existem as doenças de sua alma que o inibem e amarram, as influências sociais externas, os hábitos que criaram elos e caminhos sinápticos no cérebro. E há os anúncios, as propagandas e os paradigmas. Diante dessa influência de inibidores multifacetados, o que é de fato a liberdade ?

A liberdade é um processo de crescimento que acontece dentro de um relacionamento ele (Deus). 
Então todas essas coisas que você sente borbulhando por dentro vão começar a sair. 
Mas pense nisto: quando tudo que consegue ver é sua dor, talvez você perca a visão dele. [William P. Young]


   

sexta-feira, 7 de junho de 2013



  Se um de nós errou sem ter como
Saber que tudo que podia então viver
Não foi miragem nem uma ilusão comum
Bobagem
Se um de nós errou em ter que negar
Tudo que sentia preso no olhar
Faltou coragem uma atitude de verdade

Deixa eu te ver destranque a porta
Nosso sentimento é o que importa
Pra você eu dei minha resposta
Meu desejo, meu desejo.
Deixa de mistério e vem sem medo
Vou te revelar os meus segredos
Matar a saudade do teu beijo
Vem responde, meu desejo.
[A Resposta de um Desejo - Catedral]
Você fala demais
Diz muitas besteiras da boca pra fora
Mas sei que se arrepende
Por jogar o que não era lixo fora

Você briga me ignora
Pisa na bola
Sente saudade e chora
Diz que é de raiva
Pra não assumir que me adora

Eu sei que um grande amor
Não é fácil de se encontrar
Mais difícil ainda é deixar de gostar

Se o clima ta pesado
não existe pecado
Que não se possa perdoar

Vai ver a gente não conhece o amor direito
prazer eu sou um cara cheio de defeitos
Igualzinho aquele que você aprendeu amar

Mesmo que o sol se apague e venha a lua te trazer de volta aos sonhos meus
Pode passar mil anos você vai me amar
E eu vou ser pra sempre seu
Mesmo que o sol se apague e venha a lua te trazer de volta aos sonhos meus
Pode passar mil anos você vai me amar
E eu vou ser pra sempre seu ...
                                [Mil Anos - Jorge e Mateus]





quarta-feira, 5 de junho de 2013

Carta para alguém não tão distante


Vim porque preciso escrever para você. Dizem que o amor supera tudo e eu acredito muito nisso. Então, espero que ele supere a nossa falta de jeito, de tato e de ato. É claro que a gente erra tentando acertar. E eu erro muito, assim como você. Mas não podemos ser orgulhosas e deixar que um abismo se instale entre nós. Não quero te perder de vista.  É difícil a gente se reconhecer, se aceitar e ainda arrumar um espaço para toda a bagagem que o outro traz consigo. É preciso uma dose de humildade e outra de compaixão. Na verdade, é difícil se relacionar. Mas ninguém é capaz de ser pleno vivendo na mais completa solidão.
Eu não gosto da solidão. Gosto de ter momentos de conexão, introspecção, autoconhecimento. Gosto de me vasculhar, remexer em todos os meus cantos, avessos e esconderijos secretos. Mas não gosto da solidão amarga, que maltrata e enruga a alma, tampouco de me afastar de quem é essencial na minha vida. Por isso, te peço: vamos nos perdoar.